Bem antes dos primeiros raios de sol aparecerem na turística cidade de Três Ranchos, famosa por seus pontos turísticos, em especial o lago azul que já ganhou o coração de milhares de pescadores de todo pais, e onde centenas destes, já estavam de prontidão com os barcos a suas margens para a largada da 1° etapa do “Circuito Goiano de Pesca – 2024”.
Três Ranchos já é considerada a capital da pesca esportiva e a cada novo evento, vem consolidado esse título. O prefeito Dr. Hugo Deleon de Carvalho Costa que esteve competindo em uma das equipes, enalteceu o trabalho de construção dessa imagem, ressaltando o trabalho dos organizadores do Circuito:
“Ficamos felizes em nossa cidade sendo destaque em toda mídia do estado pela realização do Circuito Goiano de Pesca Esportiva” que mais ima vez tem sua abertura e também o encerramento na nossa linda e querida cidade de Três Ranchos. E não podemos deixar de ressaltar o empenho, o grande trabalho que é realizado pelo Paulinho e a Val, que idealizaram esse projeto e, acreditaram em Três Ranchos e hoje colhemos frutos desse trabalho!”.
O crescimento da pesca esportiva no município também foi destacado pelo vice-prefeito Haroldinho Calaça Coelho que levantou vários pontos positivos : “É notório o crescimento da pesca esportiva e com esse crescimento vemos também os benefícios vindos através dela que o maior deles é a preservação do meio ambiente, com a prática da pesca, mas a manutenção dos exemplares dos lindos tucunarés que o nosso lago possuem, a pujança no nosso comércio, nos alugueis de imóveis e pousadas, posto de gasolina, com a contratação de guias que trazem renda extra para as famílias, enfim, movimenta a economia. E isso se deve pela união de esforços do Paulinho, a Val e todos do Circuito e do município de Três Ranchos, através do nosso prefeito Hugo, nossos secretários e todas as equipes envolvidas!”.
O Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), participou da abertura, do Circuito Goiano de Pesca Esportiva, no município de Três Ranchos. A primeira competição da temporada movimenta o turismo da Região Lagos do Paranaíba.
A competição, que recebeu patrocínio da autarquia pelo terceiro ano consecutivo, segue até outubro, incluindo também os municípios de Alexânia, Catalão, Niquelândia, Buriti Alegre, Luziânia e São Simão. Segundo os organizadores, o evento de 2024 já começa com 95 equipes fixas participantes, um recorde de inscritos. Ao todo, serão R$ 1,2 milhão em prêmios. A expectativa é reunir 150 equipes de pescadores na primeira etapa, em Três Ranchos.
O idealizador e organizador do evento, Paulinho Elthon, comemorou o novo recorde de inscritos já na primeira etapa: “Isso mostra o comprometimento que temos em fazer essa nossa grande paixão que é a pesca esportiva, crescer cada vez mais. E vale ressaltar que não é apenas pescar, trabalhamos a conscientização ambiental. E com isso ganha o meio ambiente, nós d também todas as cidades onde o circuito passa!”.
O Governo Federal diante emenda parlamentar do deputado federal Rubens Otoni, que viabiliza recurso de R$ 500 mil para a realização do Circuito Goiano de Pesca Esportiva temporada 2024. Na oportunidade, o Assessor Especial do Ministério da Secretaria de Comunicação da Presidência da Republica, Emerson de Freitas trouxe a informação aos presentes.
O jovem médico, Caio Meda, veio junto aos amigos de equipe da maior cidade do pais, São Paulo, para participar do evento e com otimismo destacou: “Vale muito a pena, a distância não é obstáculo ara fazer o que gostamos. Aqui os goianos são mais acostumados, mas nós vamos aperfeiçoando cada dia mais e viemos para levar um troféu para casa!”.
A etapa de Três Ranchos à noite teve a animação de Aline Rocha e participação de Marcos Vitti.
Contratempo
No final da tarde, por volta das 16h, o tempo mudou bruscamente, fazendo que o lago se agitasse com fortes ventos e chuvas, trazendo alguns transtornos no lago e também as suas margens.
No entanto a equipe da prefeitura junto a equipe da Saúde e do Circuito Goiano e ao Corpo de Bombeiros realizaram de forma rápida o suporte necessário para o resgate dos barcos que estavam ilhados e também para as pessoas que tiveram ferimentos, sendo eles apontados como leves pelas equipes de atendimento!.
Premiações
Diante das mudanças devido ao tempo, a premiação da primeira etapa acontecerá nas próximas etapas, uma vez que muitas equipes demoraram para retornar e isso dificultou a apuração dos resultados.