Mais uma noite de festa no Goiandira Festa Folia 2024 na Alameda Lélio David Vieira. Na noite segunda-feira (12/02), a vibração do público saíu do chão com a música eletrônica do DJ Marcelo Silver e a segunda atração da dupla Lorenzo e Salomão que levantaram os foliões com sertanejo, pagode, samba e demais ritmos.
Saiba um pouco mais do tema do Goiandira Folia 2024 – “Ó Abre Alas Que Eu Quero Passar” de Chiquinha Gonzaga.
Para que as principais marchinhas de Carnaval fossem produzidas no futuro, ou melhor, para que a própria ideia de marcha carnavalesca se difundisse por entre os brasileiros, antes foi preciso que, em 1899, uma canção fosse composta pelos dedos de Chiquinha Gonzaga: “Ó Abre Alas Que Eu Quero Passar”, tida, hoje, como a primeira marchinha de Carnaval da história e a única da lista escrita por uma mulher.
Na época, sua intenção era simples: atender aos pedidos de uma música inédita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro, um dos grupos precursores das escolas de samba e blocos temáticos atuais. O que Gonzaga não imaginava é que a canção logo se tornaria não só uma marca do Carnaval carioca, mas um sucesso absoluto durante toda a primeira década do século XX — e, como demonstram as buscas no Google, muitos e muitos anos depois.
Vale lembrar que o título “Ó Abre Alas Que Eu Quero Passar ” se refere à expressão usada para pedir passagem, abrindo caminho para que algo ou alguém passe. No contexto do Carnaval, a marcha vem sendo usada como um chamado para abrir espaço e dar início à folia. A letra da música evoca a alegria, a animação e a celebração típicas da data, incentivando as pessoas a se unirem na festa e a deixarem suas preocupações de lado.
O prefeito Allisson Peixoto salienta: “É uma alegria promover o nosso carnaval com responsabilidade e segurança. Os dias de festa que estamos vivendo tem trazido não só alegria para os goiandirenses, mas também movimentam a economia e o turismo da nossa cidade”, enalteceu o gestor de Goiandira.
.