COMIGO recebe evento técnico do Rally da Safra em Rio Verde

0
10
comigo-recebe-evento-tecnico-do-rally-da-safra-em-rio-verde
COMIGO recebe evento técnico do Rally da Safra em Rio Verde

O Rally da Safra realiza em Rio Verde nesta terça-feira, dia 07 de maio, às 18h, o evento técnico “Condições da safra brasileira e o mercado de grãos”. O evento acontecerá na Associação Atlética COMIGO, na BR 060, km 389, com o coordenador da expedição, André Debastiani. Inscrições gratuitas pelo link: Rally da Safra 2024 | Evento Regional em Rio Verde

Realizado pela Agroconsult, o Rally da Safra percorreu 15 estados (MT, RO, GO, MG, MS, PR, SC, SP, RS, MA, PI, TO, BA, PA e DF) durante as fases de desenvolvimento das lavouras e de colheita de soja, entre janeiro e março. A expedição prosseguirá em maio e junho, com seis equipes avaliando as lavouras de milho segunda safra. As áreas visitadas respondem por 97% da área de produção de soja e 72% da área de milho.

Ao finalizar a etapa soja, na última semana de março, a Agroconsult atualizou a área da safra 2023/24 para 46,4 milhões de. A estimativa de produção foi elevada para 156,5 milhões de toneladas, com produtividade média estimada em 56,2 sacas por hectare.

“Ao longo dos últimos 20 anos do Rally da Safra, estivemos muito focados em ir a campo com rigor metodológico para trazer as melhores informações a respeito da produtividade de cada uma das regiões do Brasil. A produtividade, porém, é apenas um dos fatores de produção. Há três anos definimos o objetivo de acrescentar à metodologia do Rally a validação da área plantada por meio de imagens de satélite. Investimos então na implementação do Cropdata, uma ferramenta de análise de safra que utiliza algoritmos para analisar, processar e classificar imagens de satélite”, explica André Debastiani, coordenador do Rally da Safra.

Em sua 21ª edição, o Rally conta com o patrocínio do Santander, OCP Brasil, BASF, Credenz, Soytech, Biotrop, Serasa Experian e JDT Seguros. Entre os meses de abril e maio, técnicos da Agroconsult e das empresas e marcas patrocinadoras visitarão produtores rurais nas regiões da BR-163, no Mato Grosso, no Sudoeste de Goiás, no Planalto do Rio Grande do Sul e Oeste do Paraná. Além de Luís Eduardo Magalhães, serão realizados eventos técnicos em Não-Me-Toque (RS), Cascavel (PR) e Rio Verde (GO).

Em comparação com os números da Conab, as estimativas da Agroconsult para a safra 23/24 apontam uma diferença de 707 mil hectares na área plantada da região Centro-Oeste, de 445 mil hectares na região Sudeste, de 78 mil hectares no Sul e de 59 mil hectares no Nordeste, totalizando a diferença de 1,2 milhão de hectares. Somente a região Norte sofreu um ajuste de 39 mil hectares a menos que nos dados oficiais. Já em relação à produção de soja 23/24, os dados apontam aproximadamente 10 milhões de toneladas a mais em relação à Conab.

“Com os ajustes na área plantada, conseguimos cumprir com o objetivo inicial do Rally de reduzir a assimetria de informações do mercado. Apesar dessa nova área ser um dado novo para boa parte do setor, muitos já trabalhavam com áreas e volume de produção maiores, como é o caso de várias tradings de soja que utilizam a mesma metodologia para gerar estimativas”, explica Debastiani.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui