Catalão: Espetáculo “REPUBLIKKK” estreia com entrada gratuita e inspiração na cultura local

0
6
catalao:-espetaculo-“republikkk”-estreia-com-entrada-gratuita-e-inspiracao-na-cultura-local
Catalão: Espetáculo “REPUBLIKKK” estreia com entrada gratuita e inspiração na cultura local

A Indelicada Cia Teatral anuncia a estreia em Catalão do espetáculo “REPUBLIKKK” no Auditório Paulo de Bastos Perillo, da Universidade Federal de Catalão – UFCAT, de 04 a 07 de julho (quinta a domingo), com entrada franca. A segunda temporada acontece de 17 a 21 de julho (quarta a domingo). O espetáculo aborda temas como a reação humana à pandemia de um vírus mortal e a reatividade de uma política brasileira polarizada e despreparada para circunstâncias desconhecidas e urgentes.

O arco dramático transita entre a vida e a morte. Questionamentos como “Quando cada um de vocês começou a morrer?” e “O que estamos fazendo com o tempo que nos resta?” permeiam a obra. Histórias verídicas se misturam a cenas com referências à religiosidade e à ruralidade de um Brasil profundo e ensurdecedor, que se torna pano de fundo para a crítica social. A montagem faz parte do projeto “Indelicada Cia Teatral – Montagem e Apresentação”, aprovado pelo Programa Goyazes, da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Goiás.

Com inspirações e contribuições múltiplas, “REPUBLIKKK” explora um Brasil multiforme, que transita entre o urbano e o rural, entre o sertão e a cidade, entre o originário e o estrangeiro, como nos escritos de Darcy Ribeiro. O espetáculo também busca inspiração na tragédia grega “Antígona”, de Sófocles, e nas tradições ancestrais e mitológicas dos povos negros e indígenas.

A partir da imersão na cidade de Catalão, com todos os artistas morando na cidade, o grupo também teve contato com a cultura da região, os costumes rurais e a religiosidade marcante de festas como a da Nossa Senhora do Rosário. Esses elementos inspiraram os artistas e estão presentes em toda a obra, desde a dramaturgia, passando pela trilha sonora e a direção de arte.

Desde 2023 o coletivo de artistas se encontra na cidade de Catalão, reunindo artistas e colaboradores de Ouvidor, Goiânia, Araguari, e convidados de outras regiões, como São Paulo, Pará e Minas Gerais. A diversidade da equipe reflete a busca pela criação de uma obra singular, capaz de traduzir tanto eventos contemporâneos quanto refletir sobre um Brasil rico em referências culturais múltiplas.

Dirigido por Hercules Morais, o espetáculo busca as camadas sobrepostas de um Brasil orgânico. Morais é ator e diretor formado pelo Centro de Pesquisas Teatrais (CPT), onde trabalhou com o renomado diretor Antunes Filho. Ele é também dramaturgo premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e fundador do Núcleo de Artes Cênicas – NAC.

A dramaturgia é assinada por Morais e Angela Ribeiro, vencedora do Prêmio Shell 2018 pelo espetáculo “Refluxo”. A trilha sonora é assinada por Renato Navarro, compositor, sound designer e pesquisador premiado. A direção de arte é de Clissia Morais, que tem entre seus trabalhos filmes como “Ensaio sobre a cegueira”, de Fernando Meirelles e “Lula o Filho do Brasil”, de Fábio Barreto.

Ficha técnica:

Direção: Hercules Morais

Dramaturgia: Hercules Morais e Ângela Ribeiro

Direção de Arte: Clissia Morais

Figurino: Sandra Machado

Cenografia: Clara Lindorfer

Iluminação: Junior Docini

Desenho de Som: Renato Navarro

Elenco: Ivana Oliveira, Hercules Morais, Paulo Victor Gandra, Rafael Freitas, Ricardo Fiuza

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui