Ao participar da abertura do Seminário de Agronegócios Brasil e Indonésia: Verde, Sustentável e Halal, em Jacarta, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reforçou nesta terça-feira (31) a relevância do papel da pesquisa no desenvolvimento da agropecuária brasileira.
A 50 anos criamos a Embrapa, uma empresa pública voltada ao desenvolvimento de produção de alimentos e ela se tornou a maior empresa pública de pesquisa agropecuária tropical do mundo. Com investimento em ciência, tecnologia e inovação tecnológica, o Brasil passou de importador de alimentos a grande exportador de alimentos, de estabilidade econômica, de combate à fome, de segurança alimentar, destacou o ministro.
Fávaro também enfatizou como essencial as oportunidades e parcerias comerciais que estão sendo construídas entre os governos da Indonésia e do Brasil para que empresários dos dois lados tenham a oportunidade de ampliar as relações comerciais. O Brasil quer, além de tudo, ter uma relação comercial mais equilibrada com a Indonésia para que sejam feitos negócios e que os dois lados possam vender e comprar mais. Isso é o ideal, é para isso que estamos nessa missão aqui na Indonésia, disse.
A Indonésia é um importante parceiro comercial do Brasil. O país ocupa a 11ª posição no ranking de destinos das exportações do agronegócio brasileiro.
De acordo com os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Comex Stat/MDIC), dos US$ 3,1 bilhões exportados à Indonésia, 93% ou US$ 2,9 bilhões se enquadram como produtos do agronegócio.
Os principais produtos exportados pelo Brasil para a Indonésia em 2022 foram: farelo de soja; açúcar; algodão; trigo; carne bovina; tabaco; café solúvel; milho; polpa de celulose; soja em grãos; e café.
As importações de produtos do agronegócio indonésio foram de US$651 milhões. Os principais produtos importados da Indonésia em 2022 foram: óleo de palma; pasta de cacau; cigarros; coco ralado; canela; e noz-moscada.
Também participaram da mesa de abertura do Seminário o embaixador do Brasil na Indonésia, George Prata; o vice-chairman da Kadin, Juan Adoe e o CEO da Câmara de Comércio Árabe, Tamer Mansour. O evento foi realizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).