Anhanguera: Município realiza 19ª Edição de Despoluição dos Rios Paranaíba e Pirapitinga em parceria com Prefeitura de Araguari

0
10
anhanguera:-municipio-realiza-19a-edicao-de-despoluicao-dos-rios-paranaiba-e-pirapitinga-em-parceria-com-prefeitura-de-araguari
Anhanguera: Município realiza 19ª Edição de Despoluição dos Rios Paranaíba e Pirapitinga em parceria com Prefeitura de Araguari

Uma ação de conscientização ambiental vem sendo realizada há 19 anos em Anhanguera, através de uma parceria da Prefeitura de Anhanguera, em Goiás, com o município mineiro de Araguari, junto as suas Secretarias Municipais de Meio Ambiente.

O vice-prefeito de anhanguera, Flávio Pereira de Souza, esteve representando a gestão durante a ação, e enalteceu a alegria do Prefeito Marcelo Paiva e dele, junto a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e as demais pastas envolvidas, em realizar mais uma edição do projeto: “É uma satisfação sermos os anfitriões dessa ação tão importante para que possamos fortalecer ainda mais as políticas públicas para o nosso meio ambiente. Já são dias fazendo as inscrições das embarcações, para que, em parceria da Prefeitura com o CIMOSU, possamos fazer essa ação tão importante, tanto da despoluição quanto a conscientização ambiental. Além é claro, de também estarmos tendo uma oportunidade de confraternizarmos com a nossa querida população da vizinha cidade mineira de Araguari!”.

Outra gestora presente, foi a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Adelaine Meira da Costa, que falou sobre o projeto de despoluição dos rios e também das atividades realizadas na sua pasta: “Nós fazemos ações importantes de forma constante de cuidados com o nosso meio ambiente. Mas elas se intensificam quando se é celebrada a “Semana do Meio Ambiente”, como uma forma coletiva de chamara a atenção das pessoas quanto a conscientização ambiental. E aqui em Anhanguera, foram 15 dias com ações voltadas ao meio ambiente em celebração a essa data”.

Sobre a despoluição que é realizada há quase duas décadas, destacou ela: “Temos trabalhado arduamente pelo meio ambiente. Essa ação específica, já são 19 anos fazendo esse trabalho importantíssimo para despoluição dos Rios Paranaíba e Pirapitinga! Tivemos a alegria de contar com 61 embarcações foram inscritas para atuar como agentes dessa despoluição. É um trabalho gigante, mas um trabalho de formiguinha que tem sido feito sempre, mas que é intensificado graças a essa ação. Por isso, queremos agradecer a todos os envolvidos, principalmente, aqueles que vem de forma voluntária nos ajudar nessa missão de zelar pelo nosso meio ambiente!”.

Soltura de peixes

Uma outra ação que vem chamando atenção em prol do meio ambiente e do nosso ecossistema é o projeto de soltura de alevinos, que de acordo com a secretária, vem crescendo a cada ano e, nos contou em primeira mão que, ficará ainda maior com novas parcerias que irão somar para o meio ambiente e para a população: “Todos os anos nós realizamos a soltura de peixes, na edição do ano passado e em mais um momento, um trabalho muito importante que temos realizado e já tem frutos sendo colhido dele. E através desse projeto conseguimos destinações de emendas que estaremos anunciando futuramente. E para esse primeiro momento desse ano, estaremos soltando cinco mil alevinos, e na época da piracema, faremos mais uma edição de soltura com outros milhares de exemplares”.

União de forças

Adelaine ressalta a importância de estar em sintonia, a gestão e a população, salientando que: “Esperamos que tenhamos cada dia mais a parceria dos nossos munícipes, cuidando do nosso meio ambiente, essa paisagem linda em especial desse rio maravilhoso, pois nós temos muita gente de Nova Aurora que depende dele para o seu sustento. E esse cuidado também, em ajudara a gestão a deixar nossa cidade, não descartando resíduo em lugares inadequados, isso já é uma grande ajudar. Assim como orientar que outras pessoas não façam. É aquela máxima: a união faz a força!”.

Turismo


Adelaine Meira, que além do Meio Ambiente também gere a área de Turismo pontua algumas potencialidades do município: “E convido todos para virem conhecer e quem já conhece, vir visitar Anhanguera, a cidade do Lago do Bandeirante, a qual tem riquezas do Meio Ambiente, Cultural diante a Replica da Estação da Saudade, uma iconografia forte por sermos a Terra do Limão Taiti, com uma gastronomia diferenciada, pousada e um comercio que acolhe de forma muito especial a todos os nossos visitantes!”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui